Guarda municipal descobre paixão pela corrida em teste de aptidão e participa de campeonato mundial na Europa
01/09/2025
(Foto: Reprodução) Guarda civil se inspira em teste de aptidão para competir em prova internacional
Uma atleta de Itapetininga (SP) descobriu a paixão pela corrida cerca de dois anos atrás, enquanto se preparava para fazer o Teste de Aptidão Física (TAF) para se tornar guarda civil municipal.
Depois de entrar para a corporação, Camila Carvalho, de 27 anos, precisou aprender a conciliar a rotina de treinos com a profissão. Ao g1, ela conta que já participou de mais de 40 provas de corrida. "Trabalho à noite e, às vezes, saio do plantão e vou direto competir em provas também", conta.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
"Na nossa profissão, é muito importante a gente ter um condicionamento físico e mantê-lo. Só o nosso equipamento pode chegar a 13 quilos", explica.
Guarda civil de Itapetininga (SP) se inspira em teste de aptidão para competir em prova internacional
Camila Carvalho/Arquivo pessoal
Disputa intensa
O amor pela corrida de obstáculos é recente, começou ainda em 2025. Em setembro, a guarda civil embarca para a Europa, na tentativa de conquistar novamente o pódio da competição. Em apenas oito meses, a atleta já conquistou quatro pódios em diferentes edições da prova.
“Na corrida de obstáculos, é um desafio muito grande porque é uma corrida que você não pode parar muito para você respirar, descansar entre um obstáculo e outro. Um minuto ou questão de segundos pode fazer toda a diferença”, reforça.
Camila Carvalho descobriu a paixão pelo esporte de corrida enquanto se preparava para fazer o Teste de Aptidão Física (TAF)
Camila Carvalho/Arquivo pessoal
Colecionando pódios
A corredora ficou em 2º lugar na categoria do Sul-Americano de Corrida com Obstáculos, realizada no Chile, o que deu a chance para ela competir no Mundial. “Estou confiante, darei meu melhor assim como fiz no Chile e espero poder trazer uma medalha para o Brasil”, afirma.
“A sensação de poder representar a minha cidade é indescritível, pensar que quando comecei lá atrás não conseguia sequer correr um percurso completo e hoje posso inspirar pessoas e motivar a iniciar no esporte”, continua.
Camila conquistou quatro vezes o pódio nas quatro competições que participou da modalidade
Camila Carvalho/Arquivo pessoal
Camila desembarca na Suécia para competir entre os dias 11 e 14 de setembro, desta vez, na prova de 12 quilômetros com 40 obstáculos.
“A gente treina como a gente pode, com os meios que a gente tem… Mas a gente é muito forte na corrida aqui no Brasil. Então, a gente consegue ganhar uma certa vantagem nessa parte”, diz.
E para conseguir os melhores resultados, a atleta um preparo intenso durante a semana, com apoio de preparador físico e fisioterapia. “Eu, geralmente, só descanso no final de semana, sábado. Agora, eu estou treinando até no domingo, com treinos de fortalecimento na academia”, destaca.
Camila Carvalho fica em 2º lugar na categoria do Sul-Americano de Corrida com Obstáculos, no Chile
Camila Carvalho/Arquivo pessoal
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM