Pezão e Lacoste: quem são os foragidos, chefes de facções rivais, da operação que prendeu TH Joias
04/09/2025
(Foto: Reprodução) TH Joias é preso por tráfico e venda de armas
Três pessoas estão foragidas da operação da Polícia Federal que prendeu o deputado estadual TH Joias nesta quarta-feira (3). Dois dos foragidos são chefes de facções criminosas rivais do Rio de Janeiro: o traficante Pezão, chefe do Complexo do Alemão, e o Lacoste, que chefia o Morro da Serrinha, em Madureira.
O deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias, do MDB , foi preso na manhã desta quarta. O parlamentar é suspeito de tráfico de drogas, corrupção e lavagem de dinheiro, além de negociar armas e acessórios para o Comando Vermelho (CV). Ao todo, 15 pessoas foram presas em operações simultâneas.
Saiba quem é TH Joias
De acordo com a investigação, TH teria comprado 9 milhões de dólares e feito o câmbio da moeda para reais para o traficante Luciano Martiniano da Silva, o Pezão.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, os acusados mantinham vínculos estáveis com o Comando Vermelho, atuando nos complexos da Maré e do Alemão e em Parada de Lucas.
O grupo é acusado de intermediar a compra e venda de drogas, armas e equipamentos antidrones usados para dificultar operações policiais nos territórios ocupados pela organização, além de movimentar grandes somas em espécie para financiar as atividades da facção.
Quem é Pezão
Traficante Luciano Martiniano da Silva, conhecido como Pezão
Reprodução
Luciano Martiniano da Silva, que é conhecido como Pezão, está foragido foragido há 15 anos. Ele é apontado pela polícia como um dos chefes do Complexo do Alemão, que é controlado pelo Comando Vermelho. Em 2022, uma operação para prendê-lo deixou 18 mortos.
Ele chegou a ser preso em 2005, pelo DRE (Departamento de Repressão a Entorpecentes) da Polícia Civil do Rio de Janeiro quando chefiava a venda de drogas na favela da Grota, comunidade que faz parte do Complexo do Alemão, mas foi solto após decisão judicial em 2008.
Depois disso, voltou a ser considerado foragido em 2010, quando as Forças de Segurança tomara o Alemão, na época da Pacificação. Nessa ocasião, segundo a polícia, Pezão fugiu para o Paraguai, mas voltou para o Brasl em 2022.
Contra ele, há mandados de prisão por tráfico de drogas e homicídios.
Quem é Lacoste
Lacosta ou Lacoste está à frente do tráfico no Complexo da Serrinha
Portal dos Procurados
Walace de Brito Trindade, conhecido como Lacoste ou Lacosta, também é procurado há mais de 10 anos. Ele é apontado pela polícia como chefe do tráfico de drogas na Serrinha, em Madureira, e é aliado ao Terceiro Comando Puro, principal rival do Comando Vermelho.
Ele fugiu do sistema Penitenciário em setembro de 2007, quando saiu no sistema semiaberto, do Instituto Penal Plácido Sá de Carvalho, condenado a pena de sete anos pelo crime de tráfico de drogas.
Lacoste, que também é conhecido como Flamengo ou Salomão, acumula sete mandados de prisão.
No início desse ano, ele foi indiciado pela morte de um morador da comunidade onde predomina uma facção rival. O homem foi esquartejado e o vídeo postado nas redes sociais.
Ele também era suspeito de mandar torturar mulheres, raspando seus cabelos e colando tampinhas em suas cabeças.
Presos já identificados
Alessandro Pitombeira Carracena, ex-secretário municipal de Ordem Pública do Rio de Janeiro, na gestão de Marcelo Crivella, e ex-secretário estadual de Defesa do Consumidor de Cláudio Castro.
Alexandre Marques dos Santos, cabo do 4º BPM (São Cristóvão);
Gabriel Dias de Oliveira, o Índio do Lixão, apontado como um dos chefes do Comando Vermelho;
Gustavo Steel, delegado da PF;
Kleber Ferreira da Silva, ex-PM;
Luiz Eduardo Cunha Gonçalves, o Dudu, assessor parlamentar de TH;
Rodrigo Costa Oliveira, PM;
Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias, deputado estadual;
Wallace Menezes Varges Tobias, cabo do Bope;
Wesley Ferreira da Silva, soldado do 31º BPM (Barra da Tijuca).
Quem é quem na investigação que prendeu TH Joias
Arte/g1
A defesa de TH e dos demais presos não tinha se manifestado até a última atualização desta reportagem. A Alerj apenas disse que “prestou apoio às autoridades competentes”. Já o MDB determinou a expulsão do parlamentar dos quadros do partido (leia abaixo).
O secretário de Polícia do RJ disse que o envolvimento de TH com o crime organizado não o surpreendeu, já que o parlamentar já foi preso pelos mesmos crimes em 2017.
"Esse indivíduo, ele não estava representando os interesses da população do estado do Rio de Janeiro. Ele estava representando os interesses do Comando Vermelho, de uma facção criminosa", disse Felipe Curi.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 RJ no WhatsApp
Índio do Lixão e TH Joias
Reprodução
LEIA TAMBÉM:
TH Joias saiu de casa na véspera da operação e deixou tudo revirado; MPRJ investiga vazamento
Veja algumas das peças de TH Joias, preso por associação ao CV
Investigações também identificaram um esquema de corrupção envolvendo TH, chefes do CV e outros agentes públicos, incluindo um delegado da PF, policiais militares e ex-secretários.
“A organização infiltrava-se na administração pública para garantir impunidade e acesso a informações sigilosas, além de importar armas do Paraguai e equipamentos antidrone da China, revendidos até para facções rivais”, afirmou a PF.
Os alvos vão responder por organização criminosa, tráfico internacional de armas e drogas, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
Quem é TH
TH Jóias chegou à Alerj em junho de 2024, na vaga de suplente do deputado Otoni de Paula Pai, que morreu em maio daquele ano. O 1º na fila para assumir era Rafael Picciani, que, no entanto, preferiu permanecer como secretário de Esporte e Lazer na gestão de Cláudio Castro (PL) e deu lugar a TH.
Thiego virou o TH Joias ao se destacar no design personalizado de peças nobres desenvolvidas por sua marca.
“Herdeiro do ofício que aprendeu com seu pai, Juberto, TH acompanhava, ainda criança, as funções de ourives e administração da loja de sua família no centro de Madureira, Zona Norte da cidade, após as aulas”, diz o perfil do deputado na Alerj.
O deputado já criou joias para o funkeiro Poze do Rodo, o cantor L7 e o jogador Vini Jr.
Joias criadas por TH Joias
Reprodução/ Instagram
TH Joias e Cláudio Castro
Reprodução
O que dizem os envolvidos
Nota da Alerj
“A Alerj tomou conhecimento na data de hoje da expedição de mandados de busca e apreensão em face do Deputado Estadual Thiego Santos, que foram cumpridos em seu gabinete.
As diligências foram acompanhadas pela Procuradoria da Casa Legislativa, que prestou apoio às autoridades competentes. A Alerj segue acompanhando o caso.”
Nota do MDB
“Diante das notícias de que o deputado suplente TH Joias está sendo procurado pela polícia, com mandado de prisão por suspeita de tráfico de drogas, corrupção e lavagem de dinheiro, além de negociar armas para o Comando Vermelho (CV), o MDB decidiu expulsar o parlamentar.
TH, que já não seguia a orientação partidária em seus posicionamentos e votações na Assembleia Legislativa do Rio, não fará mais parte dos nossos quadros.”